segunda-feira, 27 de julho de 2009

Evitando Acidentes


Algumas dicas para prevenir e evitar acidentes:

Mantenha distância - Fique sempre a uma distância adequada em relação ao carro que segue à frente. À medida que a velocidade aumenta, vá aumentando também a distância, pois precisará de mais espaço para frear, caso surja algum imprevisto. Atente para a distância a que vem o veículo de trás. Se sentir que o motorista está muito colado, mude de pista ou diminua sua velocidade para dar-lhe passagem. Lembre-se: não aceite provocações. Muito cuidado com os veículos de transporte coletivo, escolares e veículos lentos, que podem parar inesperadamente. Quando estiver atrás de um desses veículos, aumente ainda mais a distância que o separa dele.

Evite Colisões por Trás - "Colar" demais no veículo que vai à frente é causa constante de acidentes. Para minimizar os riscos desse tipo de acidentes, há algumas coisas que você pode fazer:
1 - Inspecione com freqüência as luzes de freios para certificar-se de seu bom funcionamento e visibilidade.
2 - Preste atenção ao que acontece em suas costas. Use os espelhos retrovisores.
3 - Sinalize com antecedência quando for virar parar ou trocar de pista.
4 - Reduza a velocidade gradualmente. Evite desacelerações repentinas.
5 - Mantenha-se dentro dos limites de velocidade. Trafegar demasiadamente
devagar pode ser tão perigoso quanto andar muito depressa.

Cuidado com aquaplanagem ou hidroplanagem - A estabilidade de um veículo depende do contato entre os seus pneus e o solo. À medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui, devido à falta de aderência entre os pneus e a pista. A falta de aderência do pneu com a pista faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle. Esse processo é chamado de hidroplanagem ou aquaplanagem, que significa que o pneu está rodando sobre uma lâmina d'água, ao invés de rodar sobre o pavimento. O desafio do motorista no dia-a-dia é ter aderência suficiente para combater a inércia, que puxa o automóvel para a frente numa freada, ou para fora da pista, em uma curva. Alta velocidade, pista molhada, pneus mal calibrados e em mau estado de conservação são elementos presentes em ocorrências de aquaplanagem.
Para manter-se livre desses riscos, tome os seguintes cuidados:
1 - Em dias de chuva, reduza a velocidade.
2 - Rode com pneus novos ou em bom estado de conservação, com o mínimo de 1,6mm de banda de rodagem.
3 - Calibre os pneus segundo as especificações do fabricante do veículo. Verifique a calibragem pelo menos uma vez por semana.
4 - Identifique o tipo de pista e assuma velocidade compatível com as condições correntes.
5 - Não queira se aproveitar das poças d'água para 'lavar' seu veículo. Grande
número de acidentes surge daí.

Cuidados com os Pneus - O desgaste dos pneus deve dar-se por igual, tanto no sentido radial quanto transversal. No entanto, há várias causas que provocam um desgaste irregular, mesmo que o pneu esteja calibrado corretamente. A mais comum é o desalinhamento e o mau balanceamento das rodas, o que pode ser corrigido com facilidade. Qualquer boa borracharia poderá resolver o problema a baixo custo. A cada 5.000 quilômetros, é recomendável verificar o balanceamento e a calibragem dos pneus. Um conjunto de rodas desbalanceado pode afetar outras partes mecânicas do veículo como suspensão e os rolamentos, além dos próprios pneus.

Pedestres - O comportamento do pedestre é imprevisível. Para evitar acidentes tenha muita cautela e dê sempre preferência aos pedestres. Problemas com o álcool não são exclusividade de motoristas imprudentes. Pedestres embriagados também são freqüentes e geralmente acabam atropelados. Um estudo recente envolvendo 333 pedestres atropelados revelou que 45% deles estavam alcoolizados. Quase todas as vítimas são pessoas que não sabem dirigir, não tendo, portanto, noção da distância de frenagem. Muitos são desatentos e confiam demais na ação do motorista para evitar atropelamentos. O motorista defensivo deve dedicar atenção especial a pessoas idosas e deficientes físicos, que estão mais sujeitos a atropelamentos. Igualmente, deve ter muito cuidado com as crianças que brincam nas ruas, correndo entre carros estacionados atrás de bolas ou animais de estimação. Geralmente atravessam a pista sem olhar e estão sob alto risco de acidentes.

Faixa de Pedestres - Ao se aproximar de uma faixa de pedestres, sempre reduza a velocidade. Havendo pedestres, desacelere e sinalize com luzes a parada, tomando o cuidado com freadas bruscas para evitar colisões traseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário